AUDITORIA DE CRONOGRAMAS: ESTABELEÇA DURAÇÕES (3/3)
- imsilva90
- 7 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2024

Primeiro grupo das melhores práticas para elaboração de cronogramas, recomendado pelo GAO (Government Acountability Office), diz respeito a Abrangência, sendo o terceiro processo: "Estabeleça Durações".
II. Estabelecer Durações: O Cronograma deve refletir realisticamente quanto tempo cada atividade levará. Quando a duração de cada atividade é determinada, o mesmo raciocínio, dados históricos e suposições usadas para a estimativa de custos devem ser usados. As durações devem ser razoavelmente curtas e significativas e devem permitir uma medição discreta do progresso. Os Cronogramas que contêm pacotes de planejamento a longo prazo e atividades resumo normalmente refletem durações mais longas até serem divididas em pacotes de trabalho ou atividades específicas. No Quadro 1, relacionamos as Boas Práticas para determinação das durações.

Quadro 1 – Relação das boas práticas para determinação das durações - adaptado do GAO- 16-89G
As métricas da Boa Prática “Estabelecendo Durações de Todas as Atividades” são geralmente diretas, fornecendo uma avaliação geral dos detalhes disponíveis para a gestão, bem como a adequação dos calendários da programação. Deve-se tomar cuidado para avaliar apenas as atividades detalhadas apropriadas. No quadro 2, apresentamos um exemplo do número de atividades com duração superior a dois períodos de análise de desempenho, resultando em 44 dias.

Quadro 2 – Exemplo das métricas “Durações” (achados; % e metas), das atividades restantes.

Figura 1- Resumo do processo Abrangência, adaptado de Schedule Assessment Guide.
Sugerimos ainda, a prática recomendada AACE, 32R-04, para determinação das durações, conforme o processo de agendamento automático (configurável na ferramenta), onde se é possível determinar as datas de início e término de acordo com: durações; marcos; tipo de restrição; calendários e; tipo de tarefa.

Figura 2- Fluxograma adaptado da Prática Recomendada: AACE, 32R-04
Vale ressaltar a importância dos atributos, na ampliação da descrição das atividades, para determinação da duração, por meio da identificação dos múltiplos componentes, como: esforço; tipo de duração; trabalho; calendários; tipo de atividade e; recursos alocados. No quadro 3, exemplo de atributos do Primavera P6

Quadro 3- Exemplo dos atributos para determinação das durações.
No Quadro 4, abaixo apresentamos a lista de verificação para o processo "Estabeleça Durações"

Quadro 4- Lista de verificação das Boas Práticas Estabelecer Durações.
Saiba mais sobre criar um sequenciamento: https://www.gsmanagement.com.br/post/auditoria-de-cronogramas-bem-construído-1-4
Comments